Atividade física para crianças e adolescentes

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Atualmente, a Academia Americana dePediatria recomenda que crianças e adolescentes pratiquem 60 minutos ou mais de atividade física, diariamente.

Recomendações:

1. Atividade aeróbica
As crianças devem praticar atividade aeróbica diariamente por no mínimo 60 minutos, devendo ser de forte intensidade no mínimo, três vezes por semana.
Atividades de moderada intensidade: caminhar, andar de skate ou patinete e dançar.
Forte intensidade: correr, pular corda, jogar futebol ou basquete.

Nadar e andar de bicicleta são atividades que podem ser consideradas tanto como moderada quanto, de forte intensidade, dependendo da forma praticada.

2. Alongamento e fortalecimento muscular
O alongamento e fortalecimento deve ser feito, no mínimo, três vezes por semana dentro dos 60 minutos diários de atividade física.

3. Fortalecimento ósseo
As atividades que contribuem para o aumento da densidade mineral óssea devem ser praticadas por no mínimo, três vezes por semana, incluindo pular corda, ginástica, jogar futebol, basquete, volley ou tênis e correr.

Benefícios da atividade física:
• controle do peso
• redução do risco de doenças cardiovasculares
• redução do risco de diabetes tipo 2 e doença metabólica
• redução do risco de alguns tipos de câncer
• fortalecimento dos ossos e músculos
• aumento da auto-estima e melhora do humor
• diminuição da ansiedade e do estresse
• aumento da flexibilidade e melhora da postura

Orientações aos pais:
• sirva de exemplo, organize eventos familiares em que todos possam participar
• encorajem os filhos a serem mais ativos
• apóie a participação dos filhos em atividades esportivas, quer sejam coletivas ou individuais
• estabeleçam limites de tempo para assistir televisão, jogos eletrônicos e uso do computador – máximo de 2 horas diárias

Fonte: www.cdc.gov/physicalactivity/everyone/guidelines/children.html

(Foto destaque: Freepik)

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