Como fazer a higiene bucal em bebês e crianças?

Retirada da fralda
6 de março de 2017
Disfluência e gagueira
6 de março de 2017

Entre zero e seis meses de idade, mesmo antes do nascimento dos dentes decíduos, já devemos realizar a higiene bucal do bebê!

Esta higiene deve ser realizada após cada mamada utilizando uma fralda ou gaze embebida em água filtrada. Devemos limpar a superfície da língua e das bochechas e toda a extensão da gengiva. Existe também a possibilidade de realizar esta higiene com o uso de uma dedeira de silicone com cerdas macias.

Após a erupção dos primeiros dentinhos e até os 3 anos de idade, devemos utilizar uma escova dental específica para crianças, com cabeça pequena e macia, fio dental e um gel dental sem flúor. As crianças até os três anos de idade não conseguem controlar a deglutição e engolem todo o creme dental que é colocado na escova. A ingestão excessiva de flúor pode causar uma doença chamada fluorose que causa manchas nos dentes permanentes. Nesta idade os pais devem estimular as crianças a escovar os dentes, mostrar-lhes como se escova, deixar que usem a escova para imitá-los durante a escovação, mas são os adultos quem devem realizar a higiene.

A partir dos três anos, pode-se passar a utilizar creme dental com flúor. É importante saber que mesmo crianças maiores não têm coordenação motora para escovar os dentes e passar fio dental sozinhas, portanto é necessária a supervisão de um adulto. Elas devem utilizar uma escova de boa qualidade, com cerdas macias e cabeça pequena e aplicar a técnica correta de escovação.

É importante lembrar que o dente possui cinco faces para serem limpas: as laterais, que são limpas com o uso do fio ou fita dental; a superfície oclusal, responsável pela mastigação, onde devemos fazer movimentos de vai e vem com a escova; as superfícies vestibular e lingual que devem ser limpas, posicionando-se a escova a 45 graus entre a gengiva e o dente, fazendo-se movimentos de cima para baixo na arcada superior e de baixo para cima na arcada inferior; além de ser preciso escovar também a língua e a parte interna das bochechas.

Saliento também que é na infância que criamos bons hábitos de higiene, e ver os adultos escovando os dentes é o melhor estímulo para as crianças!

Além destes cuidados é importante que se faça a cada 6 meses, profilaxia e aplicação tópica de flúor com um profissional.
Dra. Adriana Teixeira Rodrigues
CRO 57190, odontóloga e mestre em Saúde Infantil pela Universidade de São Paulo – USP.
Telefones: 11 3412-4495/ 4423-1422
dra.adriana.odontologia@bol.com.br

Voltar