Mitos e verdades em reumatologia

Artrite idiopática juvenil Tire suas dúvidas
23 de fevereiro de 2017

Mito – Reumatismo é doença de velho.
Verdade – Em primeiro lugar o termo “reumatismo” é um termo popular muito vago consagrado para se referir a uma das muitas doenças que podem ter manifestações no sistema músculo esquelético. Estas doenças podem aparecer em qualquer faixa etária.

Mito – Reumatismo ataca no frio.
Verdade – Os dias mais frios aumentam a sensibilidade e a percepção dolorosa levando o paciente a acreditar que a doença piorou por causa do frio. Mito – Reumatismo no sangue.
Verdade – Esta é uma expressão criada há muitos anos pelos próprios médicos para aqueles pacientes com dor músculo esquelética e alguma alteração nos exames laboratoriais de sangue, pricipalmente o ASLO sem que necessariamente houvesse doença. Mito – Exames para reumatismo.
Verdade – O termo “reumatismo” é vago como já foi mencionado acima. Os exames, quando solicitados, levam em consideração a queixa e o exame físico de cada paciente, não há um roteiro a ser seguido igual para todos os pacientes com suspeita de alguma doença reumatológica. A grande maioria dos exames é inespecífica e devem ser analisados com muito cuidado. Além disso muitos destes exames podem estar alterados em indivíduos saudáveis. Mito – FAN positivo significa que o paciente tem lupus.
Verdade – Este exame laboratorial geralmente é positivo nos casos de lupus eritematoso sistêmico tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes. Contudo também pode estar presente em várias outras doenças, pelo uso de determinados medicamentos e até mesmo em pessoas saudáveis.

Mito – “ASLO elevado indica reumatismo”.
Verdade – Este exame laboratorial apenas indica presença de anticorpos contra uma bactéria chamada Streptococo. Pode estar elevado na maioria das infecções respiratórias, inclusive uma simples gripe, e permanecer elevado por muitos meses.

reumato1