Pediatria – Dez dicas sobre recém-nascidos

Dicas para retirada da chupeta
6 de março de 2017
Coqueluche e as gestantes – Como prevenir a doença
6 de março de 2017

10 curiosidades sobre os recém-nascidos

1. Os bebês podem nascer com a cabeça alongada ou com hematomas por causa do parto?
O tipo do parto influencia nisso?

Ao nascerem, os ossos cranianos do bebê são moles para permitir que a cabeça passe pelo canal vaginal. Quando o crânio é comprimido, esses ossos se amoldam e a cabeça pode assumir uma forma mais alongada e pontuda. Além desse alongamento os bebês podem apresentar algum hematoma na cabeça pela dificuldade na saída pelo canal do parto e principalmente quando se usa um instrumento de auxílio na retirada chamado fórcepe. Isso acontece principalmente nos bebês que nascem de parto vaginal, mas alguns casos de parto cesárea quando o bebê está na posição cefálica, isto é, os bebês estão com a cabeça para baixo no útero da mãe, também pode ocorrer esta deformação da cabeça. Esta deformidade não dura muito, em alguns poucos dias a cabecinha volta a ficar arredondada e ficar no formato normal.

Os bebês também podem nascer com o rosto um pouco amassado. O parto normal favorece esta alteração do rosto do bebê.

2. Por que o bebê tem moleira? Todos têm?

Todos os bebês nascem com duas moleiras ou chamadas pelos médicos de fontanelas. A mais conhecida é a que fica na parte superior da cabeça ou fontanela anterior e a outra fica na parte de trás da cabeça ou fontanela posterior.

Essas moleiras são um espaço macio que separam os ossos do crânio e servem para facilitar a passagem do crânio do bebê pelo canal vaginal no momento do parto normal e depois para permitir o crescimento adequado dos ossos da cabeça.

A moleira que fica na parte superior da cabeça se fecha em torno de 12 a 18 meses e a moleira da parte traseira da cabeça se fecha aos 2 a 3 meses de vida.

3. O que é vernix? Todos os bebês nascem com isso? Ele tem que ser retirado?

O recém-nascido nasce coberto por um material esbranquiçado gorduroso denominado vernix caseosa. O vernix ajuda a diminuir o atrito facilitando a saída do bebê através do canal do parto e também funciona como uma barreira de proteção contra bactérias e fungos. O vernix sai espontaneamene ns primeiras semanas de vida e não precisa ser retirado com esponja nem passar cremes hidratantes ou óleos.

4. Os bebês podem nascer com os pé e mãos azulados? Por quê?

Os bebês podem apresentar uma coloração azulada simétrica nos lábios, mãos e pés pois os vasos periféricos reagem indevidamente ao frio e ficam dilatados adquirindo a cor azulada. Normalmente melhora com o aquecimento do corpo do bebê.

5. Os bebês podem nascer com as unhas compridas? Por que?

As unhas das mãos e dos pés começam a se formar por volta da 12ª semana e desde então elas crescem semanalmente até atingir a ponta dos dedos por volta de 37 semanas. O bebê que nasce a partir de 38-39 semanas muito provavelmente terá as unhas mais compridas que poderão ser cortadas na maternidade ou assim que tiverem alta para evitar arranhões.

6. Os recém-nascidos podem nascer com edemas nas mamas e nos genitais? Por que? Quando melhora isso?

Muitos bebês nascem com as mamas inchadas e algumas vezes ocorre a saída de leite e isto acontece tanto em meninas quanto em meninos. Isto ocorre devido a passagem dos hormônios maternos para o sangue do bebê estimulando a produção de leite. Nunca espremer ou apertar para evitar irritações ou até mesmo infecções nas mamas dos recém-nascidos. As mamas desincham em torno dos primeiros 7 a 10 dias de vida.
Da mesma forma que as mamas, os genitais também podem ficar inchados e as meninas podem apresentar um pequeno sangramento vaginal recorrente da passagem dos hormônios maternos para o sangue do bebê. Tudo volta ao normal em 7 a 10 dias de vida.

7. O cordão umbilical, ou parte dele, ficará preso ao abdome do bebê mesmo depois do nascimento? Por quê?

O cordão umbilical, que unia o bebê à mãe na fase de vida intra-uterina, é fechado logo após o nascimento com um “grampo” de plástico. Logo em seguida, o cordão é cortado e ocorre a separação do bebê do corpo materno. Sempre se deixa um pequeno pedaço, ou “coto”, que gradualmente vai-se ressecando, até cair espontaneamente por volta de 7 a 10 dias de vida. No local, só ficará um sinal, que é o umbigo. É muito importante manter o coto umbilical bem limpo, até a sua queda completa. A limpeza é feita com um cotonete embebido em alccol a 70% 1 a 2x/dia.

8. Os bebês podem apresentar cravinhos na rosto? Como tratar?

Os bebês podem apresentar alguns cravinhos conhecidos como miliária rubra e aparecem principalmente na ponta do nariz e no queixo e são causados pela secreção de sebo das glândulas sebáceas da pele. Eles desaparecem em 2 ou 3 semanas, não precisa tratamento específico.

9. Por que alguns bebês tem muitos pelos finos nas costas e ombros?

Isso se chama lanugem. É uma camada de pelos finos que são produzidos no final da gravidez e cai logo ao nascimento ou, no máximo, em algumas semanas de vida.

10. O que é aquela mancha azulada nas costas do bebê?

As manchas azuladas planas e amplas que até parecem um hematoma são chamadas manchas mongólicas e geralmente são localizadas nas costas ou nádegas dos bebês. Elas são mais frequentes nos bebês de raça amarela ou pele escura e começam a desaparecer por volta de 12 meses até sumir por completo com 4 a 6 anos de idade. Elas são totalmente benignas.

Dra Elisabeth Fernandes
Pediatra (CRM 94686)

Voltar