Blog Layout

Saiba mais sobre a hérnia umbilical

mar. 06, 2017

Hérnia umbilical é uma protuberância anormal que pode ser vista ou sentida na região do umbigo. Esse tipo de hérnia se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino se acumula através do músculo da parede abdominal.

Comum em bebês, a hérnia surge exatamente no local da cicatriz umbilical, geralmente, quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular. Baixo peso ao nascer e prematuros também são mais propensos a ter uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais são comuns, ocorrendo em 10 a 20% de todas as crianças.


Causas:
 O anel umbilical é formado por músculos e outros tecidos no local em que o cordão umbilical se liga ao corpo do feto. Este anel geralmente se fecha antes de o bebê nascer. Se os músculos não se unem completamente na linha média do abdômen, essa fraqueza na parede abdominal pode provocar uma hérnia umbilical ao nascimento ou mais tarde na vida.

Fatores de risco:
 As hérnias umbilicais são mais comuns em bebês prematuros e especialmente aqueles com baixo peso ao nascer. Crianças negras parecem ter um risco ligeiramente aumentado de hérnias umbilicais. A condição afeta o sexo feminino e masculino da mesma forma.

Sintomas de hérnia umbilical:
 As hérnias umbilicais geralmente podem ser vistas quando o bebê está chorando, rindo ou esforçando-se para usar o banheiro. O sintoma revelador é um inchaço ou protuberância perto da cicatriz umbilical. Uma hérnia umbilical geralmente pode ser vista depois que o coto umbilical cai, dentro de algumas semanas após o nascimento. As hérnias umbilicais podem variar em tamanho. Elas raramente são maiores do que 2,5 cm de diâmetro. A maioria das crianças não sente dor na hérnia e nenhum outro sintoma.

Diagnóstico de hérnia umbilical:
 O diagnóstico de hérnia umbilical geralmente é feito apenas observando a aparência do umbigo da criança ou adulto. Para verificar a forma e tamanho da hérnia, o médico pode apertá-la
e puxá-la.


Tratamento de hérnia umbilical:
 A maioria das hérnias umbilicais em bebês se fecha naturalmente por conta própria dentro de aproximadamente 18 meses, sem nenhum tratamento específico. É contra-indicado colocar moeda ou faixas na região da hérnia com o objetivo de reduzir o tamanho da hérnia, pois pode causar alergia, irritações na pele, infeções e não reduz o tamanho da hérnia. Para as crianças, a cirurgia é normalmente reservada para hérnias umbilicais que:

  • São dolorosas
  • Não diminuem de tamanho após 12 meses
  • Não desaparecem até os três anos de idade
  • Se prendem aos intestinos ou causam bloqueio.


Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal;
Cincinnati Children’s Hospital Medical Center;
Mayo Clinic.

Macho do mosquito Aedes aegypti. Foto de Fundação Oswaldo Cruz
15 fev., 2024
Entenda o que caracteriza a dengue, seus sintomas, como identificar uma manifestação mais grave, como prevenir, tratar e informações sobre a vacina disponível.
Lancheira, próxima a pilha de livros e maça. Foto de Freepik
14 fev., 2024
Descubra o que adicionar e evitar na lancheira das suas crianças, opções de lanches saudáveis e como engaja-las no processo.
Menina sentada no sofá com dor no estômago. Foto de Freepik
21 nov., 2023
Conheça as causas, sintomas e o que fazer para tratar e previnir a diarréia aguda em crianças
Share by: