Blog Layout

Febre Amarela

mar. 08, 2017

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.

Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros 
Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes Aegyptii ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.

Quais os sintomas da Febre Amarela? Os sintomas iniciais incluem febre de início súbitocalafriosdor de cabeçadores nas costasdores no corpo em geralnáuseas e vômitosfadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre altaicteríciahemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Como a febre amarela é tratada? Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico

Qual o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde para a febre amarela? O esquema da febre amarela é de apenas uma dose única, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber a vacina a partir dos nove meses, assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou a dose na infância, a orientação é de uma dose da vacina assim que necessário. As recomendações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.

Quais são as contraindicações para a vacina da febre amarela? A vacina é contra indicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, pacientes em tratamento de câncer e pessoas com imunossupressão.

Quais as medidas de proteção para pessoas com contraindicação de vacinação contra febre amarela? Usar repelente de insetos a partir de 6 meses de idade. Devem ser aplicados em toda a área de pele exposta respeitando os intervalos orientados pelos fabricantes e após contato com a água; proteger a maior extensão possível de pele através do uso de calça comprida, blusas de mangas compridas, meias e sapatos fechados e passar o maior tempo possível em ambientes com portas e janelas protegidos por telas mosquiteiras.

Macho do mosquito Aedes aegypti. Foto de Fundação Oswaldo Cruz
15 fev., 2024
Entenda o que caracteriza a dengue, seus sintomas, como identificar uma manifestação mais grave, como prevenir, tratar e informações sobre a vacina disponível.
Lancheira, próxima a pilha de livros e maça. Foto de Freepik
14 fev., 2024
Descubra o que adicionar e evitar na lancheira das suas crianças, opções de lanches saudáveis e como engaja-las no processo.
Menina sentada no sofá com dor no estômago. Foto de Freepik
21 nov., 2023
Conheça as causas, sintomas e o que fazer para tratar e previnir a diarréia aguda em crianças
Share by: