Blog Layout

Diarreia aguda

nov. 21, 2023

Diarreia é quando ocorre aumento no número de evacuações por dia e as fezes são amolecidas ou líquidas. A diarreia é um sintoma que, por sua vez, pode ser causado por várias doenças diferentes. A diarreia é considerada aguda quando tem a duração de até 14 dias


A diarreia aguda geralmente é de causa infecciosa (gastroenterite aguda), apresentando maior risco de causar desidratação, que é uma situação que pode ser perigosa, que sempre exige atendimento de emergência. É comum cursar com vômitos e febre. A grande perda de líquido nas fezes e os vômitos frequentemente provocam a desidratação, que é a principal complicação. A diarreia aguda geralmente é causada por vírus, bactérias e parasitas intestinais. As causas principais de diarreia aguda na criança são as infecções virais causadas pelo Rotavírus, Norovírus, Adenovírus, Vírus da Covid-19 (Sars-CoV-2) entre outros vírus. 


É fundamental prevenir e reconhecer os sinais típicos de desidratação: ausência de lágrimas, olhos fundos, pouca saliva (boca e língua secas), pele com aspecto murcho, diminuição do volume da urina, respiração mais acelerada e curta, extremidades frias e pulso fraco. Essa é, portanto, uma complicação preocupante que precisa ser avaliada e tratada sem demora pelo pediatra. Geralmente a diarreia aguda é confirmada apenas pela história clínica e exame físico da criança, e nao necessita na maioria das vezes exames auxiliares. 

O que fazer em caso de diarreia aguda?

Deve-se procurar o pediatra para avaliar cada caso, sendo que os principais objetivos do tratamento são a prevenção da desidratação e desnutrição. Isto é conseguido com a oferta correta de líquidos, do soro de reidratação oral e a alimentação adequada. É importante sempre observar a perda de peso e os sinais de desidratação ou piora da diarreia, procurar atendimento médico para reavaliar a criança sempre que necessário. O soro de reidratação oral deve ser o tratamento de preferência, mas alguns casos necessitam hidratação venosa.

É recomendado uso de medicamentos?

Em geral, não é necessário o uso de medicações rotineiramente. É importante lembrar que antibióticos não devem ser utilizados em crianças saudáveis com gastroenterite, pois a diarreia vai curar sozinha. Os antibióticos alteram a flora intestinal normal da criança e são prescritos pelos pediatras apenas em situações especiais. Em algumas situações pode estar indicado o uso de probióticos para restaurar a microbiota intestinal e zinco para melhorar absorção intestinal, e em alguns casos medicamento para controlar os vômitos.

Como forma de prevenção a este problema, o que pode ser feito?

  1. Estimular o aleitamento materno;
  2. Manter a alimentação habitual;
  3. Oferecer volumes pequenos de alimentos em intervalos curtos;
  4. Evitar contato com pessoas com diarreia infecciosa;
  5. Assegurar condições de higiene adequada;
  6. Manter a criança hidratada;
  7. Garantir acesso à vacina contra o Rotavírus.
Macho do mosquito Aedes aegypti. Foto de Fundação Oswaldo Cruz
15 fev., 2024
Entenda o que caracteriza a dengue, seus sintomas, como identificar uma manifestação mais grave, como prevenir, tratar e informações sobre a vacina disponível.
Lancheira, próxima a pilha de livros e maça. Foto de Freepik
14 fev., 2024
Descubra o que adicionar e evitar na lancheira das suas crianças, opções de lanches saudáveis e como engaja-las no processo.
Foto de bebê sendo amamentado, por Luiza Braun
21 dez., 2022
Você sabia que existem sites confiáveis para conferir quais medicamentos são permitidos durante a amamentação?
Share by: